Disciplinas

O programa de Mestrado Acadêmico Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo tem a duração de 24 meses. Os Pós-graduandos devem se dedicar a sua pesquisa e à redação de sua Dissertação e totalizar 25 créditos em cinco disciplinas obrigatórias, dez disciplinas optativas e outras atividades.

O programa contempla um núcleo de cinco disciplinas básicas, obrigatórias, que totalizam 10 dos 25 créditos (equivalentes a 15 horas-aula cada) em acompanhamento de disciplinas, necessários ao Pós-Graduando. Para completar seus créditos, o Pós-Graduando deverá montar sua grade escolhendo entre outras dez disciplinas oferecidas. Tais disciplinas abrangem, de maneira atualizada, os mais diversos tópicos para o aperfeiçoamento de seu conhecimento e de sua pesquisa, quais sejam:

Calendário 2021: Clique Aqui

Obrigatórias:

Desafios da Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo
CRÉDITOS: 2
CARGA HORÁRIA: 30
RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Milton Ricardo Azedo e Prof. Dr. Fabio Parra Sellera
EMENTA: Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos. Relação e particularidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Desafios da Medicina Veterinária na região litorânea.

Preparação Pedagógica
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Gesiane Ribeiro Leão Ferraz e Profa. Dra. Cristina de Fátima Lúcio
EMENTA: Preparação para o exercício docente. Planejamento didático-pedagógico. Definição de objetivos educacionais, da seleção de conteúdo, de estratégias de ensino e de avaliação condizentes para a formação de profissionais nas áreas de saúde. Técnicas de oratória.

Delineamentos Experimentais e Análises Estatísticas
CRÉDITOS: 2
CARGA HORÁRIA: 30
RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Fabio Parra Sellera e Prof. Dr. Luiz Roberto Biondi
EMENTA: Instrumentalização estatística para o eficiente delineamento experimental.

Metodologia da Redação Científica
CRÉDITOS: 2
CARGA HORÁRIA: 30
RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Fabio Parra Sellera e Prof. Dr. Marcelo Barbosa Henriques
EMENTA: Organização de projetos, da dissertação de Mestrado e textos científicos. Discernimento dos fundamentos, métodos e técnicas de análise na produção do conhecimento científico. Fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos.

Seminário de Pesquisa I
CRÉDITOS: 1
CARGA HORÁRIA: 15
RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Milton Ricardo Azedo
EMENTA: Discussão teórico-metodológica acerca da preparação e do desenvolvimento dos Projetos de Pesquisa de cada Pós-Graduando.

DISCIPLINAS OPTATIVAS:

Bem-Estar e Interação Homem-Animal – Da Experimentação Animal à Zooterapia
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Giuliana Petri e Profa. Dra. Patrícia Pereira Costa Chamas
EMENTA: Bem-estar. Qualidade de vida. Experimentação animal. Boas práticas. Interação homem-animal. Zooterapia. Programas de conservação.

Empreendedorismo e Sustentabilidade Ambiental
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Cristina de Fátima Lúcio e Prof. Dr. Marcelo Barbosa Henriques
EMENTA: Histórico do empreendedorismo mundial e brasileiro. Desenvolvimento de conduta empreendedora adaptada à realidade socioeconômica da região litorânea, a sua sustentabilidade e à preservação do bioma.

Evolução e Tendências em Patologia Experimental e Comparada de Animais Domésticos, Silvestres e Marinhos
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Giuliana Petri e Prof. Dr. Luiz Roberto Biondi
EMENTA: Mecanismos de etiologia e patogênese das principais enfermidades de animais domésticos, silvestres e marinhos. Enfermidades de importância na saúde pública. Interação patógeno-hospedeiro. Modelos animais para a investigação de enfermidades de importância na saúde humana. Desenvolvimento do senso crítico.

Exames Subsidiários Aplicados na Avaliação Clínica, no Planejamento Cirúrgico e no Acompanhamento Terapêutico de Animais Aquáticos e Terrestres
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Giuliana Petri e Profa. Dra. Juliana Martins Aguiar
EMENTA: Indicações, possibilidades e perspectivas futuras. Modalidades de exames complementares disponíveis para animais domésticos, silvestres e marinhos.

Impacto Ambiental, Social, Econômico e Político das Produções Animais no Meio Ambiente Litorâneo
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Daniele Cristine Raimundo e Prof. Dr. Marcelo Barbosa Henriques
EMENTA: Relação entre a produção animal e o uso dos recursos naturais. Metodologias de avaliação de impacto ambiental. Programas e ações mitigatórias. Habilidades técnicas e científicas em avaliação de impacto ambiental.

Reprodução e Medicina Perinatal de Animais Domésticos e Silvestres na Região Litorânea
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Cristina de Fátima Lúcio, Prof. Dr. Luiz Ricardo de Almeida Kiguti e Prof. Dr. Milton Ricardo Azedo
EMENTA: Aspectos da reprodução dos animais domésticos. Manejo reprodutivo. Perinatologia. Biotecnologia ligada à reprodução nas diversas espécies.

Temas Aplicados de Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia e de Espécies não Convencionais no Meio Ambiente Litorâneo
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Luiz Roberto Biondi e Profa. Dra. Patrícia Pereira Costa Chamas
EMENTA: Enfermidades de animais domésticos convencionais e espécies não convencionais. Mecanismos de etiopatogenia. Manifestações clínicas. Medidas terapêuticas médicas. Medidas terapêuticas cirúrgicas. Medidas de controle e prevenção.

Temas Aplicados de Clínica e Cirurgia de Animais de Produção no Meio Ambiente Litorâneo
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Gesiane Ribeiro Leão Ferraz e Prof. Dr. Milton Ricardo Azedo
EMENTA: Enfermidades que acometem equídeos, bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. Causas. Mecanismos patogênicos. Manifestações clínicas. Diagnóstico. Tratamento. Controle.

Tópicos Aplicados em Enfermidades Nutricionais e Metabólicas de Animais criados no Bioma Litorâneo
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Gesiane Ribeiro Leão Ferraz, Profa. Dra. Juliana Maria Altavista Sagretti Gallo e Prof. Dr. Milton Ricardo Azedo
EMENTA: Exigências nutricionais. Programas de manejo nutricional. Necessidades específicas para cada categoria animal. Excessos e deficiências nutricionais. Nutrição clínica.

Tópicos Avançados em Epidemiologia, Controle e Erradicação de Enfermidades de Animais Domésticos, Silvestres e Marinhos
CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45
RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Daniele Cristine Raimundo e Profa. Dra. Juliana Martins Aguiar
EMENTA: Métodos diagnósticos aplicados a enfermidades. Medidas de controle e erradicação de enfermidades. Animais domésticos, silvestres e marinhos.