Estrutura Curricular

Conteúdo do Curso:

O programa de Mestrado Acadêmico Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo tem a duração de 24 meses. Os Pós-graduandos devem se dedicar a sua pesquisa e à redação de sua Dissertação e totalizar 25 créditos em sete disciplinas obrigatórias, dez disciplinas optativas e outras atividades.

Calendário 2019:  Clique Aqui 

Disciplinas:

O programa contempla um núcleo de seis disciplinas básicas, obrigatórias, que totalizam 11 dos 25 créditos (equivalentes a 15 horas-aula cada) em acompanhamento de disciplinas, necessários ao Pós-Graduando, quais sejam:

    • “Desafios da Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo”;
    • “Delineamentos Experimentais, Análises Estatísticas e Metodologia da Redação Científica”;
    • “Preparação Pedagógica”;
    • “Seminário de Pesquisa I”;
    • “Seminário de Pesquisa II”;
    • “Seminário de Pesquisa III”.

Para completar seus créditos, o Pós-Graduando deverá montar sua grade escolhendo entre outras dez disciplinas oferecidas. Tais disciplinas abrangem, de maneira atualizada, os mais diversos tópicos para o aperfeiçoamento de seu conhecimento e de sua pesquisa, quais sejam:

  • “Exames Subsidiários Aplicados na Avaliação Clínica, no Planejamento Cirúrgico e no Acompanhamento Terapêutico de Animais Aquáticos e Terrestres”;
  • “Tópicos Avançados em Epidemiologia, Controle e Erradicação de Enfermidades de Animais Domésticos, Silvestres e Marinhos”;
  • “Evolução e Tendências em Patologia Experimental e Comparada de Animais Domésticos, Silvestres e Marinhos”;
  • “Temas Aplicados de Clínica e Cirurgia de Animais de Produção no Meio Ambiente Litorâneo”;
  • “Temas Aplicados de Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia e de Espécies não Convencionais no Meio Ambiente Litorâneo”;
  • “Empreendedorismo e Sustentabilidade Ambiental”;
  • “Impacto Ambiental, Social, Econômico e Político das Produções Animais no Meio Ambiente Litorâneo”;
  • “Tópicos Aplicados em Enfermidades Nutricionais e Metabólicas de Animais criados no Bioma Litorâneo”;
  • “Reprodução e Medicina Perinatal de Animais Domésticos e Silvestres na Região Litorânea”;
  • “Bem-Estar e Interação Homem-Animal – Da Experimentação Animal à Zooterapia”.

Poderão ser concedidos até quatro créditos, considerando-se as seguintes atividades complementares desenvolvidas pelo aluno, durante o período em que está matriculado no Programa:

  • Trabalho completo publicado em revista especializada de circulação nacional ou internacional, que tenha corpo editorial reconhecido, em coautoria com seu orientador: 1 (um) crédito por trabalho;
  • Livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a): 1 (um) crédito por livro ou capítulo;
  • Depósito de patentes: 1 (um) crédito por patente;
  • Participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) em que o discente seja o primeiro autor, em coautoria com seu orientador: 1 (um) crédito por trabalho, com um máximo de 2 (dois) créditos concedidos para esta atividade.

Créditos obtidos fora do Programa poderão ser aproveitados, quando requerido pelo aluno devidamente justificado pelo orientador.

Recursos didáticos:

O Programa utiliza a infraestrutura da UNIMES, com salas de aula climatizadas, anfiteatros, bibliotecas, locais para o núcleo docente estruturante (NDE), diretoria, coordenação, núcleo psicopedagógico, salas de professores, secretarias, laboratórios especializados e, em especial, as instalações do Hospital Veterinário e da Faculdade de Medicina Veterinária.

Os locais contam com estrutura própria e estão bem equipados para o funcionamento, segundo as diferentes finalidades a que estão destinados.

Laboratórios:

Para atender seus projetos de pesquisa, além do apoio das organizações e instituições com as quais a UNIMES mantém acordos e parcerias, o Programa conta com o espaço físico do Campus II, em que se localiza a Faculdade de Medicina Veterinária. Este campus, com área de cerca de 31.000 m², consta de Hospital Veterinário, salas de aula, laboratórios, biotério e canil.

O Hospital Veterinário tem importante papel no desenvolvimento dos alunos, prestando serviços de apoio ao Programa, em especial aos seus projetos e às disciplinas em aulas práticas e teórico-práticas; desenvolvimento profissional; além do relevante serviço à comunidade, pelo atendimento em clínica médica e cirúrgica, diagnóstico laboratorial e por imagem; e fomento à pesquisa.

Para suprir as linhas de pesquisa que compõem o Programa, estão disponíveis, neste Campus: Laboratório de Anatomia Veterinária Descritiva e Topográfica; Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal – Análise Sensorial; Laboratório de Análises Clínicas; Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública; Laboratório de Reprodução Animal e Biotecnologia; Laboratório de Anatomia Patológica Especial – Sala de Necropsia; e Laboratório de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia.

Além disso, disponibilizam-se para o Programa laboratórios localizados no campus “Rosinha Viegas”. Para estes laboratórios, recém-inaugurados, o mobiliário e os equipamentos foram adquiridos e instalados com recursos próprios, denotando independência financeira da IES para a ampliação e manutenção de sua infraestrutura.

Neste campus, estão disponíveis para utilização do Programa: Laboratório de Microscopia (Citologia, Histologia e Embriologia, Patologia Geral e Anatomia Patológica Especial); Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia; Laboratório de Bioquímica e Biofísica; e Laboratório de Patologia Macroscópica (Humana).