Estrutura

Conteúdo do Curso:

O programa de Mestrado Acadêmico Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo tem a duração de 24 meses. Os Pós-graduandos devem se dedicar a sua pesquisa e à redação de sua Dissertação e totalizar 25 créditos em cinco disciplinas obrigatórias, dez disciplinas optativas e outras atividades.

Calendário 2019:  Clique Aqui 

Disciplinas:

O programa contempla um núcleo de cinco disciplinas básicas, obrigatórias, que totalizam dez dos 25 créditos (equivalentes a 15 horas-aula cada) em acompanhamento de disciplinas, necessários ao Pós-Graduando, quais sejam:

• “Desafios da Medicina Veterinária no Meio Ambiente Litorâneo”;
• “Delineamentos Experimentais e Análises Estatísticas”;
• “Metodologia da Redação Científica”;
• “Preparação Pedagógica”; e
• “Seminários de Pesquisa”.

Para completar seus créditos, o Pós-Graduando deverá montar sua grade escolhendo entre outras dez disciplinas oferecidas. Tais disciplinas abrangem, de maneira atualizada, os mais diversos tópicos para o aperfeiçoamento de seu conhecimento e de sua pesquisa, quais sejam:

• “Bem-Estar e Interação Homem-Animal – Da Experimentação Animal à Zooterapia”;
• “Empreendedorismo e Sustentabilidade Ambiental”;
• “Evolução e Tendências em Patologia Experimental e Comparada de Animais Domésticos, Silvestres e Marinhos”;
• “Exames Subsidiários Aplicados na Avaliação Clínica, no Planejamento Cirúrgico e no Acompanhamento Terapêutico de Animais Aquáticos e Terrestres”;
• “Impacto Ambiental, Social, Econômico e Político das Produções Animais no Meio Ambiente Litorâneo”;
• “Reprodução e Medicina Perinatal de Animais Domésticos e Silvestres na Região Litorânea”; e
• “Temas Aplicados de Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia e de Espécies não Convencionais no Meio Ambiente Litorâneo”;
• “Temas Aplicados de Clínica e Cirurgia de Animais de Produção no Meio Ambiente Litorâneo”;
• “Tópicos Aplicados em Enfermidades Nutricionais e Metabólicas de Animais criados no Bioma Litorâneo”;
• “Tópicos Avançados em Epidemiologia, Controle e Erradicação de Enfermidades de Animais Domésticos, Silvestres e Marinhos”.
Poderão ser concedidos até quatro créditos, considerando-se as seguintes atividades complementares desenvolvidas pelo aluno, durante o período em que está matriculado no Programa:
• Trabalho completo publicado em revista especializada de circulação nacional ou internacional, que tenha corpo editorial reconhecido, em coautoria com seu orientador: 1 (um) crédito por trabalho;
• Livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) estudante o(a) primeiro(a) autor(a): 1 (um) crédito por livro ou capítulo;
• Depósito de patentes: 1 (um) crédito por patente;
• Participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) em que o discente seja o primeiro autor, em coautoria com seu orientador: 1 (um) crédito por trabalho, com um máximo de 2 (dois) créditos concedidos para esta atividade.

Créditos obtidos fora do Programa poderão ser aproveitados, quando requerido pelo aluno devidamente justificado pelo orientador.

Infraestrutura:

O departamento da Pós-Graduação da UNIMES situa-se na Rua Francisco Glicério, 06/08, Bairro Encruzilhada (Santos/SP), no Campus Rosinha Viegas.

O local conta com estrutura própria. Com reforma e ampliação recentes, a área física disponibilizada exclusivamente aos programas de stricto sensu da UNIMES contempla sala de coordenação geral; sala de coordenação administrativa; sala para comitê ético; sala de coordenadores; sala de professores; sala de reuniões; secretaria própria; arquivo geral; copa; banheiros; auditório próprio, com capacidade para 50 pessoas; salas de aula, com capacidade para 30 alunos por sala; sala para orientação, com boxes individuais; e laboratório de informática.

A estrutura conta com espaço compartilhado de impressão comum para coordenador e secretária de curso, bem como acesso à rede mundial de computadores via internet sem fio, em todas as acomodações, propiciando recursos para videoconferência em todas salas de aula e no anfiteatro.

Adicionalmente, a UNIMES disponibiliza estúdio de rádio FM e estúdio próprio para gravações de vídeo aulas.

Laboratórios:

Para atender seus projetos de pesquisa, além do apoio das organizações e instituições com as quais a UNIMES mantém acordos e parcerias, estão disponíveis para o programa laboratórios localizados no Campus Rosinha Viegas e no Campus II, em que se localiza a Faculdade de Medicina Veterinária. Para estes laboratórios, recém-inaugurados e modernizados, o mobiliário e os equipamentos foram adquiridos e instalados com recursos próprios, denotando independência financeira da IES para a ampliação e manutenção de sua infraestrutura.

No Campus Rosinha Viegas, os laboratórios são utilizados em compartilhamento com o programa de mestrado profissional em “Saúde e Meio Ambiente, da Faculdade de Medicina da UNIMES.

Nestes laboratórios, a utilização, pelos discentes e docentes dos programas, é agendada por meio de solicitação digital. Estão disponíveis, neste Campus: Laboratório de Microscopia (Citologia, Histologia e Embriologia, Patologia Geral e Anatomia Patológica Especial); Laboratório de Microbiologia / Parasitologia / Imunologia; Laboratório de Bioquímica / Química / Farmacologia / Fisiologia, composto por três ambientes; Laboratório de Patologia Macroscópica (Humana); Laboratório de Anatomia (Humana), com duas salas, sendo uma para atividades práticas e outra para apoio didático e armazenagem do material anatômico; Laboratório de Procedimentos Básicos/Laboratório de Habilidades (Humana).

O programa conta, ainda, com o espaço físico do Campus II, em que se localiza a Faculdade de Medicina Veterinária. Este campus, com área de cerca de 31.000 m², consta de Hospital Veterinário, salas de aula, laboratórios, biotério e canil. O Hospital Veterinário provém importante ferramenta no desenvolvimento dos discentes, prestando serviços de apoio ao programa, além de promover seu desenvolvimento profissional. Em especial, o Hospital Veterinário dá suporte a todos os projetos de pesquisa e às disciplinas, em aulas práticas e teórico-práticas. Além disso, presta relevante serviço à comunidade, pelo atendimento em clínica médica e cirúrgica, diagnóstico laboratorial e por imagem.

Além disso, para suprir as linhas de pesquisa que compõem o programa, estão disponíveis, neste Campus II, Laboratório de Anatomia Veterinária Descritiva e Topográfica; Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal – Análise Sensorial; Laboratório de Análises Clínicas; Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública; Laboratório de Reprodução Animal e Biotecnologia; Laboratório de Anatomia Patológica Especial – Sala de Necropsia; e Laboratório de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia.

Bibliotecas:

A UNIMES disponibiliza aos discentes a Biblioteca Central “Geraldo José Rodrigues Alckmin”, com área de 1268,44 m², e a Biblioteca do Hospital Veterinário.

Ambas estão estruturadas, em condições técnicas e ambientais, para atender toda a comunidade acadêmica, egressos e sociedade. Atuam como meio de promover o acesso e a utilização de fontes de informação, dando suporte ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento dos cursos oferecidos pela instituição, com os objetivos básicos de fornecer apoio bibliográfico às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica. Com foco na real necessidade de oferecer seus serviços com a máxima qualidade aos seus alunos, elas mantêm seu acervo aberto para consulta local e empréstimo residencial. Para tal, é imprescindível que a biblioteca acompanhe a evolução das tecnologias da informação.

O acervo conta com um volume total de 62.439 exemplares e as Bibliotecas disponibilizam o acesso, entre outras, para as Base de dados para pesquisas e download de E-books: Periódicos CAPES; Biblioteca Digital FGV; Biblioteca Virtual da Pearson; Biblioteca Domínio Público; Google Books; e Biblioteca Digital Mundial. Contam, ainda, com 227 títulos de periódicos em papel, e acesso ao banco de dados da EBSCOHOST, para pesquisa de periódicos online, junto a Academic Search Premier, em todas as áreas do conhecimento, Medline Complete, LEX e Thomson Reuters.

A universidade está equipada para realizar os serviços de reprografia, catalogação, informações e informatização. A política de atualização do acervo abrange todas as modalidades de aquisição (compra, doação, assinatura e permuta) e é realizada por meio de recomendações de docentes da instituição, referências bibliográficas apresentadas nos projetos pedagógicos dos cursos, solicitações dos discentes e necessidades pedagógicas. Os livros referentes à formação desenvolvida nos cursos, geral e específica, continuam atualizados, adequados e de relevância acadêmico-cientifica. A adequação do acervo ocorre na biblioteca presencial e no sistema gerencial de dados. Somando-se a isso, existe uma política de investimentos progressivos e previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIMES, visando programar e dar maior suporte ao corpo discente e docente, melhorando e aumentando o seu acervo bibliográfico a fim de refinar a qualidade na formação dos estudantes.

As bibliotecas mantêm o foco na real necessidade de oferecer seus serviços com a máxima qualidade aos seus alunos. Sendo assim é imprescindível que a biblioteca acompanhe a evolução das tecnologias da informação. Deste modo, elas fazem uso do Software de Bibliotecas “Sophia Biblioteca WEB”. De fácil utilização, o software baseia-se nos padrões internacionais de organização da informação com acesso livre através dos terminais locais e pela internet.

Recursos de Informática:

Está disponibilizado e equipado, no Campus Rosinha Viegas, em área física disponibilizada exclusivamente aos programas de stricto sensu da UNIMES, o Laboratório de Informática.

Em um espaço especialmente destinado aos cursos de pós-graduação, este laboratório provém acesso à rede mundial de computadores via internet sem fio e é equipado com 27 computadores ligados à rede mundial de computadores.

Além disso, o espaço físico do Campus II, em que se localiza a Faculdade de Medicina Veterinária, conta com acesso à rede mundial de computadores via internet sem fio e, também, com computadores à disposição dos discentes.