PROJETOS DE PESQUISA

LINHA DE PESQUISA: PECULIARIDADES DAS ENFERMIDADES DE ANIMAIS NO MEIO AMBIENTE LITORÂNEO

Projeto de pesquisa: Aspectos clínicos característicos envolvidos na avaliação diagnóstica, terapêutica e profilática de enfermidades de animais domésticos na região litorânea do Estado de São Paulo

Este projeto tem como objetivo avaliar aspectos relacionados a enfermidades de animais domésticos da região litorânea do Estado de São Paulo, com vistas às alterações clínicas, ao aprimoramento de técnicas para diagnóstico, profilaxia e tratamento de afecções de carnívoros domésticos ou selvagens. Visa, em especial, relacionar tais aspectos às condições edafoclimáticas e socioeconômicas peculiares da região litorânea.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Patrícia Pereira Costa Chamas

Projeto de pesquisa: Aspectos epidemiológicos de enfermidades infecto-contagiosas de animais domésticos no meio ambiente litorâneo

O estudo avalia aspectos relacionados à saúde de animais no ambiente litorâneo pertinentes às doenças infecciosas e parasitárias e às zoonoses, incluindo aspectos de medicina veterinária preventiva, epidemiologia, prevenção e controle, bem como seu envolvimento na concepção de Saúde Única.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Juliana Martins Aguiar

Projeto de pesquisa: Estudo da etiopatogenia das principais enfermidades de animais no meio ambiente litorâneo

O projeto envolve estudos e pesquisas sobre temas fundamentais relacionados às principais afecções de animais no bioma litorâneo. Engloba pesquisas acerca das alterações morfo-clínicas, etiológicas e patológicas de enfermidades, considerando estratégias de prevenção e aprimoramento de técnicas para o diagnóstico, controle e tratamento nas diferentes espécies susceptíveis.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Giuliana Petri

Projeto de pesquisa: Estudo das características reprodutivas de animais domésticos e silvestres e de rebanhos de produção situados no meio ambiente litorâneo

O projeto visa esclarecer mecanismos fisiológicos adaptativos e os efeitos do ambiente litorâneo sobre os aspectos reprodutivos nas diversas espécies domésticas. É escopo do projeto verificar a ocorrência de estresse térmico, sua influência na reprodução e os mecanismos adaptativos de reprodutores ao ambiente litorâneo. Além disso, é objetivo aprimorar técnicas de biotecnologia reprodutiva, com foco na adaptação ao ambiente em questão. Enfoca-se a qualidade oocitária/embrionária, o estresse térmico climático e as subsequentes perdas gestacionais prematuras e tardias acarretadas. Para tal, busca-se utilizar ferramentas de análise sorológica, marcadores teciduais, combinados à avalição clínico-obstétrica dos animais.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Cristina de Fátima Lúcio

Projeto de pesquisa: Particularidades diagnósticas, laboratoriais e terapêuticas de enfermidades de animais no bioma litorâneo

Este projeto busca a geração de conhecimentos que forneçam um mais aprofundado entendimento das principais enfermidades de animais domésticos e de suas relações com os aspectos peculiares do ambiente litorâneo. Visa, sobretudo, esclarecimentos acerca de características particulares que contribuem para o diagnóstico, prognóstico e orientação terapêutica nas enfermidades congênitas, hereditárias ou adquiridas, de cunho infectocontagioso, degenerativo ou neoplásico destes animais.

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Luiz Roberto Biondi

 

 

LINHA DE PESQUISA: CONSEQUÊNCIAS DA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA E INDUSTRIAL NO MEIO AMBIENTE LITORÂNEO

Projeto de pesquisa: Cadeia produtiva de alimentos e suas particularidades no meio ambiente litorâneo

A pesquisa abrange aspectos higiênicos, sanitários, tecnológicos e de segurança envolvidos na cadeia produtiva de alimentos e sua relação com as particularidades do meio ambiente litorâneo. Avalia características ligadas aos sistemas de produção, de produtos e subprodutos de origem animal, sua obtenção, manipulação e processamento industrial, relacionando-as as suas estruturas e funcionamento desde os fornecedores de fatores de produção até o consumidor final. Deste modo, busca gerar conhecimentos para um mais eficiente controle higiênico e tecnológico de produtos de origem animal, assim como para o controle físico-químico e microbiológico na produção de alimentos.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Daniele Cristine Raimundo

Projeto de pesquisa: Investigação de bactérias de prioridade global no ambiente litorâneo

Este projeto investiga a ocorrência de bactérias resistentes a antibióticos, recentemente classificadas como de prioridade global pela Organização Mundial de Saúde, no ambiente litorâneo. Por meio de uma abordagem integrativa de Saúde Única, busca-se identificar, caracterizar e compreender a dinâmica de transmissão destes patógenos na interface humano-animal-ambiente. Adicionalmente, visa elaborar medidas socioeducativas para reduzir a disseminação destes agentes no bioma litorâneo.

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Fábio Parra Sellera

Projeto de pesquisa: Tecnologia e inovação na produção e no desenvolvimento de produtos e processos: implicações na saúde única

O emprego de tecnologias inovadoras na área de alimentos e saúde conquista espaço não apenas pela diversidade de fontes e aplicabilidade, mas também pelos resultados positivos que vêm sendo demostrados. Este projeto de pesquisa tem como objetivos estudar e avaliar tecnologias e inovações empregadas na produção e no desenvolvimento de produtos e processos, bem como sua influência na relação entre a saúde animal, humana e ambiental, contida no conceito de saúde única. Ciente das diversidades observadas no bioma litorâneo e dos preconceitos e desinformações em relação a novas tecnologias, busca-se estudar seu emprego, contemplando ações educativas, de segurança e de vigilância e buscando contribuir, com um diagnóstico educativo, na avaliação do conhecimento e aceitação da população sobre estas tecnologias. Desse modo, ao integrar inovação em tecnologia, divulgação de informação e conscientização das suas aplicações, os resultados do projeto destinam-se à garantia do direito à vida digna de animais e humanos, contribuindo para uma comunicação única, como pilar para a saúde única.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Juliana Maria Altavista Sagretti Gallo

 

 

LINHA DE PESQUISA: DESAFIOS DA PRODUÇÃO ANIMAL NO MEIO AMBIENTE LITORÂNEO

Projeto de pesquisa: Características fisiológicas, sanitárias, criatórias e produtivas de equídeos criados no meio ambiente litorâneo

Este projeto aborda a geração de conhecimentos que contribuam para um melhor entendimento das principais enfermidades que requerem abordagem clínica e clínico-cirúrgica de equídeos, bem como dos recursos terapêuticos e profiláticos para essas enfermidades. Visa, sobretudo, a investigação dos aspectos clínicos e laboratoriais relacionados ao meio ambiente litorâneo, que contribuem para o diagnóstico, influenciam no prognóstico e pontuam a orientação terapêutica das enfermidades destes animais.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Gesiane Ribeiro Leão Ferraz

Projeto de pesquisa: Enfermidades de animais ruminantes no meio ambiente litorâneo – Aspectos epidemiológicos, patológicos, terapêuticos e preventivos e impactos na produção

Este projeto tem como objetivo o estudo de aspectos epidemiológicos, patológicos, terapêuticos e preventivos, bem como seu impacto na produção animal, das principais enfermidades, de ocorrência natural ou experimentalmente provocadas, em espécimes ruminantes de animais domésticos, e associá-los às condições edafoclimáticas e socioeconômicas do ambiente litorâneo.

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Milton Ricardo Azedo

Projeto de pesquisa: Técnicas criatórias de organismos aquáticos

O projeto objetiva estudar e aperfeiçoar técnicas de cultivo de organismos aquáticos marinhos e dulcícolas de interesse econômico compatíveis com as condições socioambientais do litoral paulista, com ênfase na utilização de novas estruturas de cultivo, estudo de novas técnicas de manejo, sistemas alternativos de produção e obtenção de formas jovens para utilização nas criações. Este projeto também tem por objetivo estudar a biologia e a ecologia dos organismos aquáticos como subsídio ao cultivo comercial e avaliar os custos de produção das diversas atividades aquícolas através da viabilidade zootécnica e econômica.

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Marcelo Barbosa Henriques